Notícias

Notícias

CONAMA ESTABELECE NOVO COEFICIENTE DE RENDIMENTO VOLUMÉTRICO EM 2017: PERIGO AOS DESAVISADOS E/OU DESORGANIZADOS

Postado em 29 de Maio de 2017 | Por : Caroline de Paula Balbino

MUDANÇA NO PERCENTUAL DO COEFICIENTE DE RENDIMENTO VOLUMÉTRICO DE MADEIRA NATIVA TRANSACIONADA VIA SISTEMA DOF (Documento de Origem Florestal) TEM IMPACTO IMEDIATO NAS INDÚSTRIAS QUE POSSUEM NÃO POSSUEM CONTROLE RIGOROSO DE ESTOQUE FÍSICO/VIRTUAL.


Nessa penúltima segunda-feira o CONAMA (Resolução 474/2016), em conjunto com o IBAMA editou novas regras de redução de percentual de aproveitamento econômico da madeira.

Por outro lado, a medida intensificará, por experiência, os “falsos créditos” de madeira via item RESÍDUOS, que raramente são realmente resíduos. Madeireiras clandestinas, que possuem sistemas fraudulentos e ou que tenta ganhar créditos de madeira a qualquer preço no referido sistema DOF (meio virtual de transações de compra, venda e consumo de madeira no Brasil), serão ainda mais fiscalizadas. É o que se espera das referidas mudanças.

As indústrias que possuem madeira nativa em seu processo produtivo sofrerão fatalmente também, como aumento do valor do metro cúbico da madeira e do controle, terão cada vez menos madeira em crédito para dar produção.

Uma mudança de posturas nesse controle deverá ser tomada!

Em caso de dúvidas, consulte nossa empresa e saiba mais caso a caso como proceder com sua conformidade volumétrica de madeiras.

Gerência de Meio Ambientel: legalizar@legalizarconsultoria.com.br / gestorambiental@legalizarconsultoria.com.br

(32)3532-3599 / (32) 98832-1996