Notícias

Notícias

FEAM CONVOCA EM MG AS INDÚSTRIAS MOVELEIRAS PARA PRESTAREM INFORMAÇÕES SOBRE PRODUÇÃO 2016. PRAZO 30/06/2017

Postado em 29 de Maio de 2017 | Por : Caroline de Paula Balbino

FEAM CONVOCA EMPRESAS MOVELEIRAS A PRESTAREM INFORMAÇÕES DE SUA PRODUÇÃO COM PRAZO ATÉ 30 DE JUNHO DE 2017.

 

Conforme políticas de levantamento de dados, o auto-lançamento de informações através de planilhas pré-estabelecidas pela FEAM estão sendo solicitadas desde meados de maio de 2017 pela Diretoria de Instrumentos de Gestão e Planejamento Ambiental – DIGA.

 

A Fundação Estadual do Meio Ambiente - FEAM está liderando, durante o ano de 2017, um projeto setorial direcionado às indústrias moveleiras mineiras. O projeto "Avaliação Ambiental das Indústrias Moveleiras no Estado de Minas Gerais" possui como finalidade analisar, traçar e divulgar o perfil ambiental dos processos produtivos das indústrias do setor com o intuito de subsidiar o planejamento de políticas públicas no aprimoramento da regularização ambiental dessa atividade, otimização dos processos adotados, bem como o aumento da competitividade do setor e representatividade em nível nacional e internacional. 

 

As atividades inerentes ao projeto envolvem: o levantamento dos aspectos e impactos ambientais específicas à atividade industrial moveleira; a avaliação das tecnologias adotadas, com foco na geração de efluentes líquidos industriais, emissões atmosféricas e de resíduos sólidos, visando principalmente redução, reuso e/ou reutilização, bem como a disposição final ambientalmente adequada; a avaliação dos procedimentos de licenciamento ambiental adotados para o setor e proposição de melhorias e ferramentas de gestão que tornam o processo mais eficiente e sustentável. 

 

Durante o ano de 2017 poderão ser realizadas vistorias à empreendimentos representantes do setor (quando estes deixarem de enviar o formulário completo até prazo estipulado ou quando selecionados). 

 

Formulário do Projeto de Apoio às Indústrias Moveleiras do estado de Minas Gerais encontra-se em anexo neste e-mail e possui 7 abas, sendo a primeira informativa e outras 6 para serem preenchidas pelo responsável ambiental da empresa: Produção, Resíduos, Efluentes, Emissões e Sustentabilidade. Caso haja dificuldade em relação ao controle quali-quantitativo dos dados ou desejem explicitar quais as dificuldades desse controle, favor utilizar os campos reservados denominados "Observação". Pede-se detalhar o preenchimento, os processos, os dados e as dificuldades inerentes ao controle produtivo para que o diagnóstico realizado se aproxime ao máximo do cenário atual e as ações estratégicas implantadas sejam, de fato, eficientes para o fortalecimento do setor. 

 

 

OBS 1: ao enviar o arquivo referente ao formulário pede-se nomear o arquivo com o NOME DA EMPRESA.

OBS 2: os dados a serem preenchidos devem apresentar as informações relativas ao ano base 2016 (JANEIRO a DEZEMBRO de 2017).

OBS 3: pede-se atenção às unidades matemáticas. (cálculos e conversões de valores)

 

Obs: NÃO FAÇAM ESSES LEVANTAMENTOS DE DADOS POR QUALQUER OPERADOR/COLABORADOR E CONTATE UMA CONSULTORIA ESPECIALIZADA PARA MODELAR OS DADOS, EVITANDO-SE ASSIM, ERROS E CONFRONTAÇÕES COM OUTROS DADOS JÁ DECLARADOS EM OUTRO SISTEMAS, TAIS COMO SERCAR/IEF, BDA, RAPP, dentre outros.

 

 

Dúvidas durante o preenchimento favor entrar em contato pelo e-mail: legalizar@legalizarconsultoria.com.br

 

GRUPO LEGALIZAR – CONSULTORIA AMBIENTAL E JURÍDICA ESPECIALIZADA

 

(32)3532-3599

(32)9 8832-1996